Primeira parte de uma série de 3 posts que te farão refletir sobre sua vida de forma simples

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest

Não é sempre que temos aqueles momentos de “A-ha!”, mas quando eles aparecem, não se deve deixá-los escapar.

Estava despretensiosamente olhando para o meu computador quando tive uma epifania, vulgarmente chamado de “momento Eureka”.

Claro, que isso já passou pela cabeça de alguém, não imagino que seja nenhuma ideia completamente nova, mas resolvi sistematizar isso nesse pequeno texto.

O que se pode aprender sobre como você opera a si mesmo? E o que pode aprender de lição olhando para as teclas de um computador?

Resolvi escolher cinco teclas para falar de algumas habilidades que julgo essenciais para se viver bem quando o assunto é saúde mental.

1ª lição: Saiba apertar o “F1”:  

“F1” é a tecla normalmente usada para o “help”, pedir ajuda, em português, para o programa mesmo lhe ajudar com os recursos que ele tem para isso.

Em geral não saber pedir ajuda é uma das grandes falhas de adaptação comportamental do cérebro humano.

Essa função requer associações complexas que culminem em comportamentos que expressem valores de humildade e coragem.

Pessoas que se julgam auto-suficientes e que têm muito medo de errar em geral sofrem grandes perdas até “cair a ficha’. Isso porque ou sempre acham que tem razão ou sempre acham que não precisam de ninguém.

Dispensam recursos imprescindíveis para que alcancem sua performance ideal e acabam vivendo uma vida aparentemente “independente”, mas medíocre, simplesmente por se fecharem a “pedir ajuda”, quando não estão dando conta sozinhas de alguma realização que exige mais delas mesmas. Isso pode deixar simplesmente tudo como está, e esse pode ser um caminho escolhido. Mas, em geral, para chegar ao próximo nível, é preciso se mover, sobretudo por dentro, e, muitas vezes, auxílios externos são como portais que lhe fazem entrar em novas realidades de maneira muito mais fácil e elegante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *